O que é o Risco Cibernético?

A segurança cibernética tornou-se uma das principais prioridades para as organizações que adotaram a transformação digital e utilizam soluções tecnológicas avançadas para impulsionar o crescimento dos negócios e otimizar a eficiência operacional. Empresas preparadas para o atual cenário digital estão olhando para além das ameaças e se concentram na prevenção e conscientização para ter uma constante […]

A segurança cibernética tornou-se uma das principais prioridades para as organizações que adotaram a transformação digital e utilizam soluções tecnológicas avançadas para impulsionar o crescimento dos negócios e otimizar a eficiência operacional. Empresas preparadas para o atual cenário digital estão olhando para além das ameaças e se concentram na prevenção e conscientização para ter uma constante redução de riscos.

As que adotam uma abordagem integrada de segurança cibernética, combinando iniciativas de conscientização para todas as equipes internas, constatam que essa medida proporciona maior eficiência, prevenção antecipada de problemas, melhora da resiliência, aumento da agilidade e maior confiança para explorar novas oportunidades. Em outras palavras, a ênfase mudou de ações reativas e preventivas focadas em ataques para uma abordagem estratégica e holística de cibersegurança, que é fundamental para o sucesso dos negócios.

Inovação e crescimento inerentemente trazem uma crescente dependência de fornecedores ou terceiros, ferramentas ou programas. Esses recursos adicionais podem introduzir novas ameaças e inevitavelmente expandem a superfície de ataque digital.

Muitas organizações cometem o erro básico de não ter uma compreensão abrangente do risco inerente que assumem ao adorar recursos adicionais e ao inovar. Para gerenciar e mitigar mais proativamente os riscos antes que se tornem problemas maiores, é crucial saber o que procurar e o que fazer caso um problema aconteça.

Para construir e aprimorar a segurança, primeiro, é preciso entender que o risco cibernético é a probabilidade de exposição, perda financeira e de ativos críticos e informações sensíveis e de danos à reputação como resultado de um ataque ou violação cibernética na rede de uma organização. Em todos os setores, a segurança cibernética deve permanecer central e as organizações devem trabalhar para implementar uma estratégia de gerenciamento de risco digital para se proteger contra ameaças cibernéticas em constante evolução e avanço.

O risco digital, de forma geral, tem três componentes: ameaça, vulnerabilidade e consequência/impacto. As ameaças podem incluir invasões, ataques de engenharia social, phishing, ataques DDoS e ameaças persistentes avançadas, para citar alguns entre muitos outros. Vulnerabilidade refere-se a uma fraqueza, falha ou erro que pode ser explorado por invasores para obter acesso não autorizado. Novas vulnerabilidades em sistemas, redes e programas surgem e são descobertas todos os dias, e podem ser exploradas de várias maneiras – por isso que a gestão de vulnerabilidades é crucial para estar à frente dos criminosos. Por fim, a consequência é o dano ou prejuízo real que ocorre como resultado de uma interrupção na rede. Geralmente, uma organização incorre em consequências diretas e indiretas enquanto trabalha para remediar um incidente. Dependendo do ataque, as consequências podem afetar as finanças, as operações, a reputação e o status de conformidade regulatória de uma organização.

responsabilidade pelos riscos de cibersegurança nas organizações é ainda, embora isso não seja coerente, frequentemente atribuída exclusivamente às equipes de TI e segurança (de maneira geral). No entanto, uma estratégia eficaz de gestão de riscos digitais depende da conscientização de todos os setores de uma empresa. Para garantir a segurança, é fundamental que as empresas tenham um plano de resposta a incidentes bem estabelecido, que defina claramente as responsabilidades individuais e os passos que cada usuário ou departamento deve tomar em caso de ataque. Esse plano deve ser um guia para toda a organização responder às ameaças e deve ser atualizado regularmente para refletir as mudanças na infraestrutura e nas ameaças, adaptando-se à realidade do negócio em questão. A cibersegurança é responsabilidade de todos e a colaboração é essencial para prevenir e mitigar os riscos.

O risco digital está em constante evolução, o que exige um gerenciamento estratégico contínuo e eficaz. Caso contrário, as organizações correm o risco de sofrer prejuízos financeiros ou de reputação significativos em caso de incidentes. Com as soluções da GC Security, as equipes de TI e segurança podem trabalhar juntas para identificar as áreas mais críticas e focar seus esforços de redução de riscos. O resultado é uma estratégia de segurança mais eficaz que protege a organização de ameaças externas e internas. A GC Security pode ajudar as empresas a defenderem-se contra os principais riscos de segurança cibernética, fornecendo visibilidade contínua, reduzindo a probabilidade de sofrer um ataque.

Artigos relacionados

Segurança
Segurança Cibernética – uma estratégia para impulsionar os negócios.
Cultura de segurança
O que é segurança cibernética baseada em riscos?
Insights
ChatGPT e IA – novas formas de ameaças?

Acompanhe as principais notícias sobre cybersecurity

Conteúdo feito por experts! Receba nossa newsletter direto no seu e-mail.

Acompanhe as principais notícias sobre cybersecurity

Conteúdo feito por experts! Receba nossa newsletter direto no seu e-mail.