O que é cibersegurança com base em risco?

Maximizando a segurança cibernética: Uma abordagem baseada em risco. A segurança cibernética é uma preocupação crescente para as organizações, com a quantidade de informações sensíveis armazenadas e transmitidas online aumentando a cada dia. Essa é uma preocupação que vai muito além dos ambientes de negócios, podendo impactar diretamente não apenas tecnologias, mas também a das […]

Maximizando a segurança cibernética: Uma abordagem baseada em risco.

A segurança cibernética é uma preocupação crescente para as organizações, com a quantidade de informações sensíveis armazenadas e transmitidas online aumentando a cada dia. Essa é uma preocupação que vai muito além dos ambientes de negócios, podendo impactar diretamente não apenas tecnologias, mas também a das pessoas.

Segundo o Global Risks Report do World Economic Forum, o cibercrime está na lista das 10 maiores preocupações globais – os riscos globais profundamente interconectados para os próximos anos. O relatório identifica as ameaças à segurança dos países, das empresas e da sociedade em si, com o objetivo de facilitar o direcionamento das organizações e as suas abordagens de gestão de risco e resiliência para que prevaleçam simultaneamente às crises atuais e se preparem para os riscos futuros.

No âmbito da cibersegurança, as abordagens tradicionais, como a instalação de firewalls, ferramentas de gestão de vulnerabilidades (datadas e complexas) e políticas de uso de senhas (desatualizadas), já não são suficientes para proteger os dados e sistemas contra ameaças cibernéticas sofisticadas.

Uma estratégia de segurança baseada em risco é uma abordagem mais efetiva para garantir a proteção das organizações e seus ativos digitais. Ela considera o contexto da organização, incluindo as ameaças cibernéticas relevantes, os dados e sistemas críticos e os riscos aceitáveis – ou não – específicos para a organização em questão. Com base nessas considerações, a estratégia define as medidas de segurança apropriadas para proteger a organização contra as ameaças.

A aplicação da visão de negócio é fundamental para aprimorar a estratégia de segurança cibernética em uma organização. A equipe de segurança deve trabalhar com os líderes de negócios para entender as prioridades e os objetivos da organização, e aplicar essas considerações na estratégia. Além disso, claro, as equipes de segurança devem monitorar constantemente as ameaças cibernéticas e ajustar a estratégia de segurança de acordo com as mudanças no ambiente cibernético.

Para saber mais sobre uma estratégia contínua de segurança e com visão de negócio acesse este conteúdo sobre GV – https://gcsec.com.br/gestao-de-vulnerabilidades-uma-estrategia-continua-de-seguranca-cibernetica/.

Ao implementar uma estratégia de segurança cibernética baseada em risco, as organizações podem garantir uma proteção mais efetiva contra possíveis incidentes e mitigar os riscos para seus dados e sistemas. A integração da visão de negócio na estratégia de segurança aumenta a efetividade da proteção, pois permite à equipe de tecnologia ajustar as medidas de segurança de acordo com as necessidades da organização.

Uma estratégia baseada em risco permite às organizações alocar recursos de forma mais eficiente, concentrando-os nas áreas mais críticas e vulneráveis. Isso ajuda a maximizar o impacto positivo da cibersegurança (torna-se um business enabler), sem prejudicar o desempenho ou o funcionamento geral da organização. Segurança e inovação caminham juntas.

A segurança cibernética baseada em risco também ajuda a preparar a organização para respostas e recuperação ante eventuais incidentes de segurança. Isso inclui identificar e preparar planos de contingência para as áreas mais críticas da organização, bem como treinar funcionários e outros stakeholders para responderem adequadamente a eventuais incidentes.

Em linhas gerais, a segurança cibernética baseada em risco é a abordagem mais adequada e eficiente para proteger a organização contra as atuais e crescentes ameaças. Ao considerar o contexto da organização e integrar a visão de negócio, as organizações podem implementar medidas de segurança mais efetivas e prepararem-se da melhor forma possível para responder a eventuais incidentes.

Artigos relacionados

Segurança
Segurança Cibernética – uma estratégia para impulsionar os negócios.
Cultura de segurança
O que é o Risco Cibernético?
Cultura de segurança
O que é segurança cibernética baseada em riscos?

Acompanhe as principais notícias sobre cybersecurity

Conteúdo feito por experts! Receba nossa newsletter direto no seu e-mail.

Acompanhe as principais notícias sobre cybersecurity

Conteúdo feito por experts! Receba nossa newsletter direto no seu e-mail.