Pentest – Uma rotina para manter a sua empresa segura.

A cibersegurança deve evoluir para além de uma postura reativa a violações e deve ser tratada como prioridade fundamental em qualquer tipo de negócio. Sem as medidas de precaução adequadas, cibercriminosos de qualquer lugar do mundo podem facilmente explorar as vulnerabilidades dentro das aplicações Web, aplicações móveis, APIs e muito mais de uma organização. O […]

A cibersegurança deve evoluir para além de uma postura reativa a violações e deve ser tratada como prioridade fundamental em qualquer tipo de negócio. Sem as medidas de precaução adequadas, cibercriminosos de qualquer lugar do mundo podem facilmente explorar as vulnerabilidades dentro das aplicações Web, aplicações móveis, APIs e muito mais de uma organização. O teste de intrusão, também conhecido como pentest, é um processo de segurança cibernética no qual um especialista desempenha o papel de um agente malicioso para expor as falhas e fraquezas dentro de um ecossistema digital.

Qual é o objetivo dos pentests?

De forma geral, um teste de intrusão é quando um grupo dedicado de profissionais de segurança cibernética simulam diferentes ciberataques em uma aplicação ou rede para testar possíveis vulnerabilidades. O objetivo central é melhorar a postura de segurança de uma organização e descobrir falhas exploráveis e que podem comprometer o negócio para que possam ser abordadas e devidamente corrigidas, de maneira proativa. As falhas de segurança inevitavelmente ocorrem e surgem todos os dias, mas saber exatamente onde elas se encontram e do risco que trazem ao seu negócio certamente aprimora a sua postura, aumenta o seu nível de segurança, trazendo mais robustez à sua organização.

Enquanto muitas empresas investem substancialmente na fase de construção de sua infraestrutura digital, a maioria das etapas necessárias para proteger os ativos digitais acontece após a implantação. Assim, a maioria das organizações acabam adotando postura reativa, abordando violações e ataques a sua rede quando já é tarde demais. Dado o fato de que os ataques cibernéticos têm o potencial de se multiplicar tanto internamente quanto externamente, líderes devem adotar uma abordagem proativa e desenvolver uma estratégia robusta de resposta para eliminar as ameaças à medida que elas surgem.

As vantagens dos testes de intrusão realmente só ganham notoriedade quando as organizações reconhecem o ciclo de destruição causado por possíveis ataques. Esse ciclo envolve muito mais do que dados potencialmente roubados – envolve o tempo e esforços  não apenas para remediar a falha inicial, mas para restabelecer as operações, além do dano reputacional e dos diversos custos relacionados ao incidente. Ao tomar as medidas de segurança necessárias proativamente, as empresas podem se retirar desse círculo vicioso de destruição.

Uma rotina de pentests tem benefícios que vão além da identificação de vulnerabilidades. Como exemplo, testes frequentes permitem que um novo código seja verificado antes de ser implantado. Tecnologiainovação e segurança devem andar juntas para, assim, trazer mais agilidade e eficiência aos processos de desenvolvimento. Ter uma rotina frequente de pentests também fornece insights e resultados mais confiáveis e imediatos para enfrentar ameaças emergentes, o que não é possível com uma rotina de testes anual ou menos frequente.

Em última análise, o ponto importante é notar que é preciso estabelecer uma rotina de pentests para manter um negócio seguro e protegido contra ataques. Antigamente, uma rotina anual de testes funcionava muito bem para manter organizações livres de ameaças, mas, o cenário mudou, e a realidade é que um teste por si só não funciona mais e pode até atrapalhar para determinar a postura de segurança da sua empresa. O nível de exposição ao risco digital pode ser um hoje, e outro completamente diferente amanhã. Para dimensionar com precisão o grau de exposição de seus ativos digitais a ataques cibernéticos, é necessário uma rotina frequente de testes. A segurança digital muda e se torna mais complexa a cada dia, as organizações devem estar prontas e ter uma estratégia proativa.

Artigos relacionados

Segurança
Segurança Cibernética – uma estratégia para impulsionar os negócios.
Cultura de segurança
O que é o Risco Cibernético?
Cultura de segurança
O que é segurança cibernética baseada em riscos?

Acompanhe as principais notícias sobre cybersecurity

Conteúdo feito por experts! Receba nossa newsletter direto no seu e-mail.

Acompanhe as principais notícias sobre cybersecurity

Conteúdo feito por experts! Receba nossa newsletter direto no seu e-mail.